5 dicas para desenvolver seu Projeto
É normal ter mil e uma ideias, mas na hora de colocá-las em prática surge como se fosse um bloqueio por não saber como começar. Para te ajudar nessa etapa onde ideias abstratas começam a ser tornam algo concreto, separamos cinco dicas fundamentais para te ajudar no desenvolvimento do seu projeto. Confiram!
Dica 01: Conheça bem os seus personagens
Boas histórias só funcionam se os seus personagens são verossímeis. Personagens que são completamente bons ou maus são estereótipos e portanto não são verossímeis. Para este feito você deve conhecer tudo sobre eles: aspecto físico, comportamento, psicologia, ideias, paixões, vida antes da história narrada, por exemplo.
Dica 02: Cada personagem principal tem um conflito
O conflito do personagem principal é a força motriz da trama. É uma necessidade interior, um desejo a ser concretizado ou uma reação a uma situação externa. O conflito é o que leva o personagem a agir e a mudar a condição das coisas.
Dica 03: Defina a premissa
A premissa contém o romance inteiro em apenas uma sentença: o conflito e sua resolução. Ela é o guia para o desenvolvimento para seu projeto. Ex: Uma jovem do interior do Amazonas decide ir para São Paulo, para se tornar uma estrela da música. Depois de várias obstáculos, ela finalmente alcança o sucesso. Nesse caso, a premissa poderia ser: desejo de ser uma estrela da música (conflito) e determinação leva ao sucesso (resolução).
Dica 04: Defina o cenário: espaço e tempo
Seus personagens atuam em um espaço e tempo bem definido que os influencia profundamente. Portanto, para tornar sua história plausível, é fundamental entender o cenário.
Ex: algo que pode ser considerado ultrajante em uma pequena cidade de 1700, seria visto como algo normal em uma grande cidade em 2019.
Dica 05: Como a história é narrada
Cada ponto de vista possui características específicas, por isso é importante definir como você deseja contar sua história. Para saber mais sobre o assunto não deixe de conferir a postagem sobre Foco Narrativo, nela você poderá entender qual tipo de narração é a melhor escolha para utilizar na hora de contar sua história, seja ela primeira, segunda ou terceira pessoa.
Na postagem Dicas de escrita: 10 pontos para observar no processo de escrita e revisão de um texto literário falamos um pouco sobre a importância de observar o narrador do seu texto. Então vale a pena dar uma olhada também.
Na postagem Dicas de escrita: 10 pontos para observar no processo de escrita e revisão de um texto literário falamos um pouco sobre a importância de observar o narrador do seu texto. Então vale a pena dar uma olhada também.
Quais dessas dicas você costuma utilizar na sua rotina? Tem mais alguma que gostaria de incluir nesta lista? Conta para gente nos comentários!
1 comentários
Eu amei essas dicas, com certeza vou por em prática
ResponderExcluirCarol Justo | Justo Eu